Série bem-aventurança: Bem-aventurados os mansos

 

Mateus 5:5 — Bem-aventurados os


mansos, porque herdarão a Terra.




Nós estamos usando como base , o livro de Mateus, capítulo 5, também em Lucas 6 fala sobre bem-aventuranças, mas, usaremos Mateus como principal referência. 

Isso é uma alusão ao salmo 37, verso 11, que fala justamente isso. Só que Jesus traz a frase do salmista para dentro da realidade do reino de Deus, e isso muda um pouco o sentido do que o salmista tinha em mente.

Vejamos o Salmo 37 apartir do verso 10 ao 11;

 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá. Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.

 

O que é manso? O que é mansidão? Será que mansidão é algo natural? Da nossa natureza?

Aquelas pessoas calmas, tranquilas? Ou pessoas que têm aquele jeito sereno de ser, assim tranquilo de se lidar, de conversar?

Será que ser manso é o resultado de um autocontrole?

Sabe aquelas pessoas, aqueles budistas, hinduístas, aqueles monges, que fazem muita meditação, que ficam com a mente serena? Que exercem certo domínio próprio, meditando e através de exercícios de meditações, eles ficam serenos, e falam com uma voz mansa?

Será que é este aqui o sentido que Jesus quer nos trazer de mansidão?

O que é manso? Será que é uma coisa natural? Será que é um resultado de um esforço físico que você faz através de dominar a sua ira, dominar a sua impulsividade?

Ou será, que este é um fruto que nasce em nós, como resultado da operação do Espírito Santo em nossas vidas? 

Não por um esforço humano, ou seja, não é algo natural, não é uma mansidão como resultado da nossa natureza, algo carnal. Não é algo feito por nossas mãos, que você conseguiu pelo seus próprios esforços. Não é pela vontade do homem.

É semelhante ao que diz João no capítulo 1 do Evangelho segundo João, quando fala do novo nascimento. Não é pela vontade do homem, não é pela vontade da carne, mas é algo operado pelo Espírito Santo, naqueles que vivem a vida com Cristo, que vivem em Cristo Jesus, que nasceram de novo. Tem o fruto do Espírito Santo agindo, tem essa qualidade do fruto do Espírito Santo em sua vida. Levando ele a uma conduta de mansidão, uma conduta temperada, uma conduta de domínio próprio, ele tem um proceder, uma conduta tal.

Esta conduta, não é nem uma natureza, e nem um estado de espírito. Pode ser que englobe um estado de espírito, mas não por força do homem, é uma ação do Espírito Santo. É uma conduta mança , ele responde com humildade,

com simplicidade, assim responde, mas não por si próprio, que ele responde, mas não de forma iracunda, mas de forma pronta, sábia, consciente, clara. Não o contrário de sábia, responde de forma sobria, porque na verdade quando a pessoa está irada, nervosa, ela não consegue responder de forma clara, ela não consegue nem raciocinar em cima daquilo, do que pretende dizer. A mansidão aqui referida, é de natureza espiritual, ou seja, operada pelo Espírito Santo, não é algo carnal, nem da vontade do homem, ainda cá, um atitude de humildade e submissão a Deus.

Nosso modelo de mansidão é Jesus, lá Mateus 11. 5, 28 a 30, a muitos que estão cansados, oprimidos, venham a Jesus que ele voz libertará, vos aliviará.

Mas, precisamos tomar sobre vós, o seu julgo, e aprender de dele, se tornar manso e humilde de coração. Será feliz, mas, é uma felicidade dentro da realidade e da perspectiva do Reino de Deus.

Que terra é esta que ele herdará? Pensou eu que são os novos céus e a nova terra. Disso eu tenho como apoio, as palavras do irmão Moody, em seu comentário do Livro de Mateus.

"Mansos. Só mencionados por Mateus. Uma alusão óbvia ao Sl. 37:11. A fonte dessa mansidão é Cristo (Mt. 11:28, 29), que a concede quando os homens 

submetem-lhe a sua vontade. Herdarão a terra. O reino messiânico terreno. "


Quando os homens se submetem a sua vontade, a Jesus, com sede, essa mansidão, ele age, ele opera isso em nós, quando nos submetemos, a sua vontade

Herdarão a terra, o seu reino messiânico( os mil anos), herdarão a um novo céu e uma nova terra, participarão do reino aqui e lá.


É eternidade, ele é feliz, mesmo que talvez aqui ele seja prejudicado, em muitos sentidos, mas lá no céu, ele será abençoado. Na eternidade, na nova Jerusalém, ele será feliz. Ele já é feliz aqui, e será mais ainda, realidade vindoura, do Reino de Deus. 

"Bem-aventurados. Felizes. Uma descrição da condição íntima do crente. Quando descrevendo uma pessoa dentro da vontade de Deus, é 

virtualmente equivalente a "salvo", O Salmo 1 dá um quadro do V.T. do 

homem bem-aventurado, que evidencia sua natureza por suas atitudes. 

As Beatitudes, também, não são primordialmente promessas individuais, 

mas uma descrição do indivíduo. Não mostram ao homem como ser salvo, mas descrevem as características manifestas por aquele que nasceu de novo. "

Você é uma pessoa feliz, você é uma pessoa bem-venturada, mesmo quando você chora pelos seus pecados, mesmo sendo você um humilde de espírito, mesmo sendo você manso. Você é uma pessoa feliz, dentro da realidade do rei de Deus. Isso é uma realidade para a sua vida, manso segundo Jesus Cristo, não manso segundo a carne, segundo a natureza, como os observados, pelos homens. Glória a Deus!

Pessoas mansas e humildes não se menosprezam, mas também não se julgam superior. Uma pessoa humilde, não é a pessoa que fica ai dizendo , "eu não sou bom, mas eu não sou capaz," não são pessoas que ficam se degradando. No entanto, não são pessoas que se acham os melhores. São pessoas que simplesmente se submetem a vontade de Deus. Se submeter em humildade, não é exibissionismo, você não precisa ficar se menosprezando. 


"Ironicamente não serão as pessoas arrogantes e ricas que alcançaram todas as coisas."



Olha, boa observação aqui, realmente a gente tem a impressão, que o rico consegue aquilo que quer, porque tem dinheiro, o arrogante chega e toma, não está nem aí. Mas eles não conseguem, realmente tudo, eles vivem frustrados, e invejando. Na verdade os mansos hedarão a terra, são aqueles que se submetem a vontade de Deus, que não agem por seus próprios impulsos, na ira, na impulsividade, na ganância, mas, sim na direção do Espírito Santo.

"Os mansos herdarão a terra", Jesus usou a palavra terra para se referir a futura herança do Reino, de acordo com Apocalipse 21, 22 os crentes desfrutaram de novos céus e nova terra. Um dia Deus, irá conceder graciosamente aos seus verdadeiros discipulos, aquilo que eles não conseguiram obter para si mesmo na terra. Muitos esperam adquirir muitas coisas aqui, e não será assim, nem sempre será assim, nem sempre adquiriremos aqui o que nós queremos. Mas Jesus disse, que um dia ele enxugará dos nossos olhos toda lagrima. Jesus disse que nós participaremos de uma cidade Santa, teremos vestes brancas, teremos uma pedra com o novo nome, teremos uma coroa da vida, que riquezas maiores nos aguardam. E que riquezas excelentes são essas riquezas, sentar-se no trono com o Senhor, assim como eu venci e sentei com meu pai, no seu trono!

 Hoje muitos querem os tronos da terra, sentar-se no meio dos reis e dos poderosos. Mas naquele dia os poderosos estarão no meio da lama, no tormento eterno, e aqueles são humildes, aqueles que simplesmente não cubiçaram as coisas grandes desta vida, mas olharam para as riquezas celestes, para as riquezas do novo céu e da nova terra, e desejaram adquirir e amontar tesouros no céu ao invés da terra. Naquele grande dia, eles sim, estes estaram estarão herdando as bênçãos do Senhor, estes sim estarão alegres, estaram festejando. Ao passo que os outros, que aqui tanto tiveram, mas não souberam compartilhar, mas pelo contrário, se aproveitaram dessa riqueza, para humilhar, para até mesmo perseguir. Mas a Bíblia já disse o seguinte, que são os mansos, que herdarão a terra, e não os orgulhosos, e não os ímpios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cetro da impiedade

O que impede um desviado de voltar a Jesus?

O Teu Reino