Achologia


Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer;" " E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou a meu respeito. Vocês nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma, "João 5.37

Achologia é quando uma pessoa não sabe, ou sabe pouco de algo, e quer dar sua opinião, quando a pessoa tem dúvidas a respéito de algo e quer fazer afirmações sobre ele. É difícil não é, mas, é exatamente o que as pessoas fazem, ou mesmo até nós às vezes fazemos. É a famosa conversa pra boi dormir, pessoas querem falar, sobre usos e costumes, pessoas querem falar sobre doutrina, sobre o que a Bíblia diz, sobre o que Deus diz, se elas acrescentassem sempre o "eu acho na frente de tudo", talvez o problema seria menor, por que saberíamos se tratar de uma opinião particular, mas, não; elas afirmam, e dizem; "é assim". Acontece também de que quando a pessoa é modesta e tenta deixar sua opinião acrescentando o acho, outra a interrompe e diz, "acho não é isso mesmo".
Mas, qual o mal no achismo? O mal é que as pessoas dizem o que pensam, o que acham e não procuram saber de verdade, não procuram ter certeza, e com isso, o que elas acham fica estabelecido. Outro problema é que a opinião particular de uma pessoa, está sujeita a lei da relatividade, pois a pessoa diz, o seu "ponto de vista", ponto de vista, é justamente isso, é o modo como você ver, assim como num acidente automobilistico , várias pessoas estão de vários lados, a contemplar o que está ocorrendo, e uma está dentro do carro, que vem e em alta velocidade encapota, os policiais e peritos que chegam no local para levantar dados sobre o fato, vão colher de cada pessoa uma versão, pois cada pessoa viu de um lado, e cada uma viu diferente por ângulos diferente. A mesma coisa acontece no mundo das ideias e opiniões, cada pessoa vai dizer, segundo o ângulo que ela está olhando, você convence uma pessoa de que sua opinião está certa quando você consegue fazer com que esta pessoa olhe pelo seu ângulo de vista, pelo seu "ponto de vista".
No caso do acidente o perito vai colher todas a s opiniões, e evidências, e chegar a uma conclusão próxima da verdade. Da mesma forma no mundo das ideias e opiniões as pessoas devem procurar saber e entender muito bem sobre um assunto antes de dar sua opinião, do contrário poderá estar correndo um sério risco de estar dizendo bobagens.
Mas, voltando para nós crentes, o que estamos falando? Será que temos certeza disto? Muitas das vezes queremos sermos os porta vozes de Deus, mas, será que estamos procurando, ouvi-lo? Jesus disse, que eles nunca tinham estado em contato real com Deus, eles não sabiam como era a sua forma nem tinham ouvido a sua voz, no entanto estavam a questionar ao próprio Filho de Deus. Se existe alguém que tem certeza de tudo o que fala, é Deus. E o que tem de gente dizendo besteira em nome de Deus, pois é o problema maior é que muitos deste são formadores de opinião, e com seus discursos declaram heresias uma atrás da outra, combatem os teólogos mas, louvam os achólogos, detestam e aborrecem o conhecimento, mas, amam dar opiniões segundo aquilo que acham que é certo.
Querendo ou não aquilo que pensamos, aquilo em que realmente acreditamos, norteiam as nossas opiniões. Aquilo que lemos e ouvimos, pode não ser em que acreditamos, mas, também não deixa de influenciar nossas opiniões e atitudes.
Somos seres em constantes mudanças, mas, quando vamos ensinar alguém, ou dizer algo que será relevante para a vida desta pessoa, algo que decidirá o seu futuro, temos que pesar em nossas balanças, muito bem aquilo que vamos dizer. Pois com a medida que medirmos, Deus e até mesmo outros nos mediram a nós também.
Leiam Provérbios 1. 20-33/ 1 Coríntios 14.20.

Deus vos abençoe!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor