Finney e o pecado


Opinião de Charles Finney sobre como começa e se desenvolve o pecado na vida de todas as pessoas.

"Toda depravação moral(pecado) começa substancialmente do mesmo modo.
1. Os impulsos da sensibilidade(carne) são desenvolvidos de maneira gradual, e depende do desenvolvimento e crescimento físico.
2. Os primeiros atos da vontade obedecem a eles.
3. A gratificação própria(satisfação) é a regra prévia(que vem primeiro) ao desenvolvimento da razão(ou seja antes que a criança comesse a ter discernimento do bem e do mal, já sabe o que é agradável).
4. Não se oferece qualquer resistência à vontade em sua satisfação do apetite até que um hábito de indulgência própria( desculpar-se, não penalizar-se, ou achar que esta certo e que deve ser assim mesmo), encontra já formado.
5. Quando a razão afirma a obrigação moral, encontra a mente num estado de submissão habitual e constante aos impulsos da sensibilidade.
6. As exigências da sensibilidade tornam-se mais despóticas quanto maior o tempo que são toleradas.
7. Nessas circunstancias, a menos que o Espírito Santo interfira, a idéia de obrigação moral só se desenvolverá de maneira muito débil (com pouca força).
8. A vontade(faculdade executiva da mente), é claro, não aceita cumprir a ordem da razão e se apega a indulgência própria(desculpar-se).
9. Essa é a solução de um problema fundamental. É decidir em favor do apetite, contra os clamores da consciência e de Deus.
10. A luz, uma vez rejeitada, pode ser depois recusada com maior facilidade, até que seja excluída, quase que por completo.
11. O egoismo confirma, fortalece e perpetua a si mesmo por um processo natural.Ele cresce com o crescimento do pecador, e se fortalece com sua força; e o fará para sempre a menos que seja vencido pelo Espírito Santo por intermédio da verdade."
( Teologia Sistemática de Charles G.Finney).

Espero que tenha se beneficiado com está pérola. Deus voz abençoe e voz livre da lei do Pecado.

Comentários

Unknown disse…
Muito Interessante. Seguindo.
Unknown disse…
Como faço para seguir seu blog?
Felipe disse…
Já ia te responder, você pode se inscrever pelo site do blogger. Ou inscrever seu imail para receber as postagens.

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor