Por que creio? Parte IV


C)Por que a fé se baseia em um verdade, e ninguém crer numa mentira; por que cremos quando nos baseamos na hipótese de uma verdade ou nela.
Ao afirmar que "cremos quando nos baseamos na hipótese de uma verdade", quero dizer com hipótese, porque podemos estar errados, pode ser que não seja verdade aquilo em que cremos; que estamos enganados.Mas isso, se estamos enganados, há de nos ser revelado ou não, dependerá de nossa busca por toda a verdade.Pois se já nos conformamos a pequena parte da verdade, da qual estamos de posse, então não buscaremos toda a ela.
É pela busca da verdade que a encontramos, e descobrimos a verdade a respeito da verdade, se cremos numa mentira, então seremos esclarecidos a respeito disso.Mas, estando acomodados, como chegaremos a isso?Agora se cremos numa verdade real, não numa mentira vestida de verdade, então ela há de ser evidenciada com o tempo; a medida que prosseguirmos na nossa busca pelo todo da verdade. Mas, se cremos numa mentira e não buscamos a verdade, e se alguém nos revelar uma verdade a respeito dela; por exemplo que ela é mentira; então ela cairá no descrédito nosso, e será enfraquecida a nossa fé nela. Isso é se a verdade que a nós for revelada a respeito dela, for bem exposta de forma a não nos deixar dúvidas; caso contrário, a mentira continuará sendo por nós considerada como verdade.E estando nós acomodados na nossa busca pelo todo da verdade, então não chegaremos a ela e continuaremos na mentira. E nela morreremos, se a real verdade em nós não for revelada; com tal luz, com tal clareza, que venha a destrona-la do nosso coração.
O homem só crer por que supõem uma verdade, por isso afirmei, "hipótese", não pelo fato ou não de cremos em uma mentira; mas, pelo fato de não sabermos toda a verdade.Hipótese por que existe uma ideia na nossa cabeça que sustentamos, em busca de alcançarmos o seu todo, isso o todo da verdade. E se acomodarmos, é por cremos já telo alcançado.E se é verdade o que cremos, a cada passo que damos, isso fica mais claro para nós, até um dia se tornar irrefutável e inquestionável.Do contrário, se é mentira, a cada passo que damos, mais questões e dúvidas nos amontoam, sobre aquilo em que cremos; até um dia a descartarmos por completo, por não podermos mais sustentarmos tal mentira.
Ai a verdade se evidencia e a mentira se descarta.
Ai não cremos mais na hipótese e sim na real verdade.
Ai sim somos libertos, pois não haverá mais, nenhuma treva em nossos corações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor