Ponto a considerar 16: Limpos de coração...

Mateus 5: 8. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. - Bíblia JFA


Muito felizes são os santos, sim é isto que o texto está dizendo. Pureza de coração, não é inocência como se o texto fosse uma referência a crianças, mas, pureza de coração é pureza moral, aqui fala de limpeza de um coração que foi limpo pela palavra ( João 15.3) e pelo sangue de Jesus ( Hebreus 9.13,14 ). Embora seja, a pureza do coração das crianças de colo o exemplo no qual creio eu o Senhor se inspire para falar aqui .
"Mateus 18: 3. e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. - Bíblia JFA"
Limpos de coração ou puro de coração, está expressão é referente a pureza moral, puro é algo que não foi contaminado. Mas, no nosso caso a expressão limpo se refere com maior propriedade, porque a nossa pureza é de natureza secundária, ou seja, fomos purificados. Tal como uma ferramenta cirúrgica que é submetido a um processo de assepsia e autoclavagem para que a mesma possa ser reutilizada. E isto porque não estava pura, mas, havemos sido lavados pela palavra de Cristo Jesus, a qual nos torna quais crianças de peito para que o Rei possa nos receber em sua presença. 
Lembremos da parábola das bodas do grande Rei, na qual havia um homem que foi questionado pelo Rei, por estar sem vestes nupciais, vestes de pureza, no entanto, penso eu, que se o mesmo tivesse se humilhado, diante do mesmo não teria sido lançado as trevas exteriores. Mas a aplicação aqui ao nosso assunto é referente as vestes. Sem elas não teremos acesso a sala do Rei( Mateus 22.1 a 14). Não é preciso comprar, ela é dada naturalmente aquele que se submeti ao Espírito Santo, o qual é agente santificador.
 O que é pureza moral? É a pureza de um coração cujas escolhas e motivações, são isentas de egoísmo, de projetos maus, de cobiças. É um coração resgatado e convertido a Jesus, ao mesmo caminho que o mestre. 
E que caminho é este? É o caminho do amor a Deus com todo o teu ser, e ao próximo como a si mesmo. O qual é "benevolência desinteressada", isso falo me referindo ao fato de que é um amor caridade o qual não possui motivações egoístas. Este caminho tem no geral dois objetivos a glória de Deus e a promoção de seu reino entre os homens.
A pureza de coração é a santidade citada em Hebreus 12.14, que diz-se sem a qual ninguém verá o Senhor. Pois aqui o autor de Hebreus não contradiz o que Jesus afirmou, nem traz um mandamento que obstrui a bem aventurança que Jesus proferiu. Mas, ele apenas se expressa de forma diferente, Jesus disse "os limpos de verão a Deus", o escritor aos Hebreus diz, " sem santidade ninguém verá o Senhor". Mas, ambos estão a dizer a mesma coisa de forma diferente, eles dizem" os limpos de coração verão a Deus, pois sem está pureza ninguém pode ver a Deus".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor