Enganados

Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. 2 Timóteo 3.13

Você já foi enganado alguma vez? Como se sentiu?Depende, não é?Depende muito, quem é que te enganou, como te enganou e em que te enganou. Em muito casos o sentimento de ser enganado é a decepção, um sentimento amargo de magoa,misturado com um inconformismo e desilusão profunda. Mas, aqui o testo fala do que acontece com uma certa classe de pessoas, de homens cuja Bíblia os descreve como, maus e enganadores, o caminho de tais homens parece até mesmo ser o melhor e o mais vantajoso a ser seguido, porém eles vivem num ciclo de maldição ao qual eles mesmo não percebe. Já meditou no caminho do mentiroso, ele mente para se ver livre de um mal, e mente para manter aquela mentira, e mente para sustentar, e mente para reforçar o que falou e assim ele vai se enrolando, da mesma forma são os homens aos quais a palavra aqui os descreve são enganados também, não apenas enganam, eles acham que estão por cima, que passam, a perna em todos e que ninguém passa a perna neles, usam de falsidade. Sob o manto do cinismo, da hipocrisia eles atuam e tem em si o sentimento de que são intocáveis, eles não percebem que fazem parte de um ciclo de uma corrente de enganadores a qual eles apenas são um elo.
Vamos refletir melhor sobre o assunto:

*O primeiro a os enganar são eles mesmos. Eles se iludem com a ideia de que as pessoas são ingénuas, e fáceis de serem seduzidas ao fazer aquilo que querem, só para agradar um sentimento, seja ele o de piedade por uma alma, ou mesmo o extremo oposto a cobiça. E se esquecem que existe outras pessoas como eles ou piores do que eles, e que para essas estes é que são os ingénuos, em outras palavras os tais se esbarram na auto-confiança.O segundo a os enganar, são como já disse outros enganadores, é um ciclo.E por ultimo eles estão amaldiçoados.

*É fato o contexto que antecede o versículo base aqui citado diz, sobre o viver digno, a sã doutrina apostólica ensinada por Paulo, e o modo de vida justo. Segundo Paulo aqueles que querem viver uma vida, no temor de Deus, piedosa, assim digna sem enganos, sem maldades, padecera tormentos, privações, é muito difícil mesmo. Mas, o viver digno ele tem a aprovação de Deus, e ele sempre ajuda aos que assim procedem. O Salmo 125, diz que ele não deixa com que o domínio dos homens ímpios, permaneçam por muito tempo sobre a sorte dos justos, para que ele estenda a mão a iniquidade. Por que é isto que acontece, parece as vezes que estamos ilhados; só vemos pecado, e só pecado como saída para a aflição em que estamos vivendo, mas, se lutarmos em persistir em viver justamente Deus providenciara um meio certo para que nós possamos nos ver livres destas situações. Muita das vezes as pessoas veem no caminho do engano uma forma de se ver livre da situação opressora em que estão vivendo, mas, não é este o caminho pois este é um caminho de maldição, quando entramos por este caminho estamos sendo enganados e caminhando para enganar.

*O caminho reto, não te ilude, não te embaraça, não te compromete, mas, por mais desprotegido que te pareça você esta bem mais amparado do que aqueles que trilham o caminho do engano.

Deus vos abençoe, voz livre deste caminho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor