Série pecados 9: Palavra torpe
Efésios: 4. 29. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. - Bíblia JFA Offline A palavra torpe é aquela palavra de baixo calão, com sentidos e intenções imputada, seja no sentido sexual, ou impuro em outro qualquer sentido maligno. Mesmo uma palavra não propriamente em seu significado interno ou próprio impuro ou maligno, quando dita com a intenção de denegrir alguém, de ofender alguém, de machucar emocionalmente e psicologicamente alguém, no sentido de chingamento, de blasfêmia e ofensa ela se torna torpe. Pessoas que se acostumando a este linguajar ou por viver em ambientes onde é corriqueiro este linguajar se deixando assim se influênciar, diz palavras assim com muita naturalidade, mesmo não sendo com a intenção de chingamento. Dizem por alegria, por frustração, por prazer ou por angústia, até mesmo nas saudações a pessoas queridas, expressão a todo o momento palavras vulgares.
Comentários
Liberdade em contraposição a necessidade seria escolher, decidir o que quiser mesmo que a necessidade me diga o que deveria escolher?
Todos os princípios são leis de necessidade.
"A palavra princípio é uma lei básica e essencial sem a qual é impossível algo ou chegar a algum lugar, é o sine qua non, ou lei sem a qual não se pode fazer alguma coisa. Princípios são leis de necessidade, ou seja, são leis que são essenciais de tal forma que ignorá-las resulta em fracasso certo. Exemplo simples de princípios, é uma receita de bolo ou broa, se você quiser atingir a mesma textura, sabor e aroma desejado, terá de ser fiel ao que diz a receita, a todos os ingredientes medidas e outras regras nela contida.E por que?Porque são necessários.Os princípios não são regras criadas por capricho de alguém, eles na verdade são descobertos num processo ou aprendizado do dia-a-dia.
Na verdade todas as leis físicas ou as leis que regulam todo o universo macroscópico e microscópico são leis de necessidade. Veja bem a lei que impõe o limite das órbitas, a sua extensão e duração, é ou não necessária. O que aconteceria se ela não existisse?
LEI FÍSICA: A ordem da seqüência em todas as mudanças que acontecem sob a lei da necessidade, quer na matéria, quer na mente. Quero dizer todas as mudanças quer do estado ou da ação que não consistem nos estados ou ações do livre-arbítrio.
A lei física rege, sobretudo o que não diz respeito ao livre- arbítrio, como as leis que regulam o funcionamento das células dentro do corpo, que regulam o próprio organismo humano, você vê que nenhum órgão pode faltar ou falhar, porque são necessários, é uma lei de necessidade. Mas a diferença desta lei da lei moral é que não há opção, liberdade em nenhum sentido, é uma lei imposto.
Leis físicas são como programações, exemplo a programação de um programa de computador ou smartphone, são caminhos e diretrizes de funcionamento prescritas pelo programador, no caso aqui este"programador é Deus".
Exemplo de leis físicas temos os instintos por exemplo a fome, é algo instintivo em nós, por uma questão de necessidade, se não a sentise-mos não procurariam os satisfazer a necessidade de nosso corpo, com isso o exporiamos a morte por desnutrição. Agora, onde está a lei moral nisso? Está em como satisfazemos a nossa fome, ela vem no bom senso de evitar a glutonaria.
LEI MORAL: A regra à qual os agentes morais devem conformar todas as suas ações voluntárias e é obrigada por sanções iguais ao valor do preceito.
A lei moral ela rege as nossas ações livres, voluntárias e conscientes. Ela se torna mais clara a medida que a pessoa a pratica.
Então neste sentido ela é oposta a lei de necessidade, pois ela é uma regra ideal, desejável, mas, não imposta. Ela se fundamenta em nossa consciência, temos a consciência de que precisamos seguir pelo caminho da equidade, mas, por motivos egoístas não seguimos. Como toda a lei ela tem penalidade, mas, diferente da lei física esta é uma lei que você pode escolher não seguir. A lei física, você não escolhe.
Ok? Espero ter te respondido.
Não, não estamos falando aqui de necessidade, mas, de uma lei universal chamada lei de necessidade, a qual é uma lei com regras ou diretrizes impostas ao universo macroscópico ou microscópico, para o bom funcionamento, leis as quais se não fossem impostas haveria um verdadeiro caus, e de certo a vida é toda a existência não seria possível.
Mas, no caso da lei moral ela não é imposta é apenas exigida, ou pedida, mas, ninguém a faz de forma automática e sim, voluntária. Por isso, é "liberdade em contraposição a necessidade".
Ok? Jesus te abençoe!