Como Zaqueu...


Na vida de Zaqueu, vemos o que a fé em Jesus e nas verdades reveladas por ele no evangelho, pode fazer(João 8.31,32/Lucas 19.1-10).
A esperança de Zaqueu estava em que o Reino Deus é mais precioso do que as suas riquezas, que é contrário da esperança do Jovem Rico, que estava em que através de suas riquezas ele poderia fazer alguma coisa para herdar a vida eterna, ou seja ele confiava em sua riqueza, de que com ela ele poderia fazer algo de bom para herdar a vida eterna. Fé é aceitar a verdade, incredulidade é rejeitar a verdade. Zaqueu aceitou a verdade revelada a ele, de que o Reino de Deus é mais precioso do que as suas riquezas.
Por isso confiando nessa verdade, não teve mais motivos para roubar e acumular bens, pois não confiava mais nas suas riquezas, e perdendo a confiança nelas, para ele, elas perderão também o valor.
E cheio de Esperança produzida por essa fé, de que o Reino de Deus é mais precioso do que suas riquezas deu metade do que tinha aos pobres e devolveu a quem roubara quatro vezes mais. A fé nesta verdade revelada pelo Espírito Santo, através de Jesus, teve um resultado oposto ao da fé nas riquezas, que com esperança nelas roubava e acumulava bens. A fé na verdade revelada pelo Espírito Santo, produz resultados opostos ao da fé que a pessoa tinha antes da revelação desta verdade, como no caso de Zaqueu.
Zaqueu é o personagem ou seja representa bem ele, o personagem da parábola em que o Reino de Deus é comparado a uma pérola. Nela Zaqueu retrata aquele homem que achou a pérola e vendeu tudo quanto tinha e a comprou. Por que desprezou suas riquezas? Por que tinha a vida eterna por mais preciosa(Mateus 13.45,46).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor