Deus nos prova para o nosso auto conhecimento


Já tenho dito que Deus nos prova para nos trazer o bem.Esse bem pode e significa todo bem, que justamente ou seja segundo a sua lei e sabiamente, isto é da melhor e mais inequívoco e justa forma, que em sua uniciência Ele pode nos assegurar.Para isso Deus nos prova, para o nosso próprio proveito( Hebreus 12.6-11).E isso significa primeiramente, " maturidade espiritual"; também "Fé fortalecida", "unidade do corpo", "auto-conhecimento","conhecimento de Deus" e toda sorte de bem, espiritual, moral ou física que isso nos possa propor.Quero comentar um pouco sobre os bens que tenho alistado a cima:
Auto conhecimento. Por que precisamos conhecer o nosso limite como seres humanos diante do ilimitado Senhor do universo?
Olha havia milhares de homens na companhia de Gideão para batalhar contra os midianitas, mas, o Senhor sabia que com aquele número de pessoas, se Israel ganhasse a batalha não haveria de reconhecer que Deus é quem os havia feito vencedores, por isso os reduziu ao pequeno número de 300 homens. Pois estes sim ao ganharem reconheceria que Deus, e não eles é quem havia vencido a batalha e glorificariam o nome de Deus. Do contrario estariam cegos e privados de ver o poder e o manifestar da glória de Deus, pensando ser eles mesmo os que haviam feito tudo aquilo.Ao vermos a nossa pequenez a nossa fé não será fingida, aprenderemos a confiar mais em Deus e menos em nós mesmos, " maldito é o homem", diz a palavra," que confia no homem" ou seja que faz do seu próprio braço o seu socorro. Concederemos a glória de Deus a ele por que lhe pertence.Reconheceremos que não podemos fazer nada além de nossas forças, não tentaremos a Deus para Ele com justiça nos abandone diante de nossos obstáculos.Conheceremos que confiando em Deus venceremos os nossos limites e os ampliaremos.E saberemos que Deus não nos exige nada além de nossos limites."Se tropeçardes em pedras"o texto é claro revela um acidente não algo intencional, deliberado.Mas, Satanás dizia pule daqui abaixo. Isso é tentar a Deus, isso é não reconhecer os nossos limites. É diferente de agir por fé, por fé é quando Deus diz" vai lança a rede no mar", ou diz a Pedro que viesse de encontro a ele andando pelas águas do mar. Por que quando Deus nos ordena algo, em sua onisciência ele sabe que está além do que podemos fazer para ele com nossas próprias forças, então ele nos concede força, ele amplia através da nossa fé o nosso limite.
E conhecendo o nosso limite melhor nos conheceremos. A prova de Deus tem por objetivo nos mostrar quem nós verdadeiramente somos. Digo não há ninguém que melhor nos conheça que o nosso próprio Criador. Por que muitas vezes como Pedro dizemos."Senhor nunca tal faria eu". Mas, o que acontece é que quando assim nos pronunciamos, estamos enganados a respeito de nossas resistências. Assim como há necessidade de que o homem conheça as suas resistências físicas, para que não abuse em suas atividades e práticas. Há também que conheceremos as resistências da alma e do espírito humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor