Tua vara e o teu cajado me consola

Salmos 23: 4. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Qual é o sentimento de uma ovelha na visualizar a presença de seu pastor, quando por um breve momento se encontrará a Mercer de um lobo, ou outro devorador? Quando ele chega ela olha para ele e berra, e ele então vem com seu cajado e bate no lobo, e com outras ferramentas o afugenta e tenta resgatar a ovelhas dos dentes afiados do predador de forma a não ofende-la mais do que já está, e quando por fim a resgata, e trata as suas feridas, põem a em seus ombros tal como na parábola do bom pastor. Por isso penso eu, ao estás ovelhas avistar o cajado de seu amo, se alegra, sente-se confortada. O cajado do pastor não causa medo, não leva a ovelha a se sentir acuada, mas, pelo contrário significa a expressão prática do amor e da dedicação do seu pastor por ela.
Dentro da perspectiva que escrevi de um ovelha em relação a seu pastor, não tenho a experiência de um pastor de ovelhas físicas, para saber se elas se comportariam assim, com respeito a seu pastor. Mas faço minhas construções com base naquilo que o mestre nos deixa registrado em João 10, nas informações do Salmo 23, e na parábola do bom pastor(Lucas 15. 3 a 7), onde o Senhor descrever a ovelha não como um animal, mas, como pessoas, com base na experiência comum daqueles pastores que o ouviam, ele retirava destas experiências aqueles comportamentos que se assemelhava aos de homens e fazia a sua aplicação. Pois na verdade nós somos suas ovelhas tal como nos é dito no salmo 100, e ovelhas de seu pastor.
E como ovelhas deste vasto rebanho sabemos que quando presenciamos o cajai do Senhor, estamos bem, estamos sendo consolados, estamos sendo livrados. A ovelha diz," ainda que eu ande sobre o vale da sombra da morte," ou seja vivemos num mundo onde a sombra da morte cobre toda a terra de forma que não as pessoas vivem em densas trevas. Tal como João escreveu em João 3.19 a 21, a luz veio ao mundo que estava coberto por trevas, e trevas de morte. Então a presença de Jesus que é está luz nós deixa seguros, e sem temor de mal algum, ainda que ainda andamos pelo vale da sombra da morte. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor