A fé e a verdade


 Mateus 22:16 Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram: "Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens
.

 Sabemos que neste texto as pessoas que disseram a Jesus, estavam sendo fingidas, pois elas não acreditavam realmente no que diziam. Mas da declaração destes homens depreendemos um princípio norteador de toda a fé verdadeira, desde a fé simples e natural, até a fé mais espiritual ou ao dom de fé.  E o princípio norteador é que ninguém confia na mentira. Pois a mentira por sua natureza não oferece segurança para ninguém, é instável e frágil, quanto mais elaborada mais instável ela demonstra. A mentira também é obscura, ou seja, ela não é clara, está sempre a esconder alguma coisa. Logo a verdade por sua natureza de clareza e segurança, mostra se confiável. Por isso toda a fé se estabelece na verdade.  A razão humana ou de qualquer ser pensante, sempre vai aprovar a verdade. Toda a pessoa que crer sempre presumira a verdade naquilo em quem se crer, nunca confiara se aquilo for mentira. 

Mas, ai vem a pergunta. E se aquilo em que creio for na verdade uma mentira? Sim, aqui está a resposta, eu só consigo ver algo de acordo com o grau de iluminação existente no ambiente. Uma luz fraca não permitira uma visão perfeita do ambiente. Quanto mais claro maior será a percepção de tudo o que se encontra naquele determinado ambiente. Logo a nossa concepção da verdade também estará sujeita ao nosso grau de conhecimento sobre a mesma. E é por que não sabemos toda a verdade é que encorremos em erros, isso é também devido a nossa limitação, só Deus sabe no absoluto toda a verdade. 

Outra resposta que acho para essa pergunta é, que esta é outra característica da mentira, ela não é só a oposição da verdade, mas, é a falsificação da verdade.  Mentir é, conformar como verdadeiro aquilo que é falso.Em outras palavras a mentira procura se passar pela verdade, é enganar promover o engano. E o que é o engano? É um erro que foi causado por descuido, falta de atenção ou falta de conhecimento mesmo. Uma farsa, uma ilusão. Logo se mentira é promover o engano, mentir é enganar, fazer as pessoas errarem. O engano em si, no sentido de você se enganar não é mentir, não é você praticar o ato de mentir, mas, é você se equivocar, errar, ou acreditar na mentira. Logo viver uma mentira é viver uma representação para enganar os outros. O problema maior é quando você mesmo acredita que o que você ensina e vive é uma verdade, quando na verdade você está enganada, ou se enganando. Pessoas enganadas também são multiplicadoras do engano.

 Infelizmente sabemos que Satanas conta grandes mentiras, mentiras na religião, mentiras na política, na vida social, na cultura, na filosofia. Como já disse são grandes mentiras, ele enrraiza estas mentiras no amago do homem, ele faz representações, ou encenações de aparições de Extraterrestres, Santos, deuses, anjos de luz, até mesno de alguns Jesus Cristo por ai( 2 Coríntios 11.14,15   ). Tudo isso para manter o homem nas trevas e escravisa-lo através do engano. Até mesmo elabora as mais atevidas e profanas teologiaspara afrontar o Cordeiro e ao mesmo tempo perpetuar alguns no pecado. Tal como a teologia liberal, a teologia progressista, o cristianismo espirita do kadercismo, e varias outras sincretizaçoes.

Pois como já disse, no inicio se alguém soubesse que mentira é mentira, não a receberia. Pois ninguém acredita na mentira, e se acreditam é por que ela se camufla como verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor